December 18, 2019

November 5, 2019

September 4, 2019

Please reload

POSTS RECENTES

COMO OTIMIZAR UM VÍDEO PARA CADA REDE SOCIAL?

1 Dec 2017

Um erro bastante comum quando o assunto é vídeo, consiste em postar o mesmo material em todas as redes sociais imediatamente, igualzinho. É preciso respirar fundo e conter esse instinto. Mas por quê?
As plataformas são diferentes e atingem públicos diferentes de maneiras diferentes. Além  da diferença de duração dos vídeos que cada rede social permite, há outras questões a serem consideradas.

 

 

FACEBOOK

O Facebook não tem um limite pequeno de duração de um vídeo, mas as estatísticas geralmente apontam um abandono bem grande do público em torno dos primeiros segundos, já que o play é automático. Assim, é importante captar a atenção de quem está assistindo logo nos primeiros segundos. Mas não foque no áudio nesse momento, por que os vídeos se iniciam sem som, de forma que o que mais deve chamar a atenção é a imagem!

Geralmente, conteúdos divertidos, emocionantes e altamente compartilháveis se tornam virais em pouco tempo.É interessante também considerar as transmissões ao vivo uma vez ou outro, já que o índice de retenção costuma ser maior, havendo também a possibilidade de se comunicar com seu público imediatamente através dos comentários, aproximando a comunicação entre as partes.

 

TWITTER

O Twitter permite a postagem de vídeos de até 140 segundos de duração. Dentro do contexto da rede social de agora 280 caracteres, é essencial ser sucinto. O que ganha atenção por lá geralmente são tweets engraçados, assuntos cotidianos, discussões políticas, e por aí vai. E no meio de tanta publicação, existem boas chances de seu vídeo flopar (ser completamente ignorado). Assim, o ideal é focar em uma edição rápida, abordar um assunto de interesse do público e dialogá-lo com a mensagem que deseja passar.

 

INSTAGRAM

Lá, a duração mínima de um vídeo é de 3 segundos e a máxima, 1 minuto. O Instagram é uma rede que costuma atrair mais artistas plásticos, fotógrafos e fãs de artes visuais em geral. Assim, para conquistar um espaço no Instagram, trabalhar o design é imprescindível. O público acessa o IG para "ver coisa bonita", sejam móveis diferentes, decoração, fotos de viagem, acompanhar o cotidiano de celebridades e marcas de interesse.

Assim, seu vídeo precisa ser bem conciso e visualmente apelativo para atingir seu objetivo.

Vídeos de animação costumam ser bastante eficientes, assim como os monocromáticos e em degradê, agora tão na moda após o uso inicial de empresas como Spotify. Iluminação criativa também pode ser uma ferramenta poderosa na hora de fazer um vídeo para se destacar no Instagram. A ideia é deixar a imaginação fluir!

Assim como no Facebook e agora no Twitter, o Instagram também permite fazer exibições ao vivo. Com a migração intensa dos usuários do Snapchat para o Instagram Stories, é interessante alimentar pelo menos semanalmente as histórias do seu perfil no Instagram. O público se interessa pelo dia-a-dia que as empresas mostram, têm curiosidade em entender melhor a dinâmica e a energia do lugar onde nascem os produtos que ele consome.

 

LINKEDIN

Por ser uma rede social voltada especificamente ao mercado de trabalho, os vídeos no LinkedIn podem auxiliar muito o relacionamento com o cliente, aumentando sua credibilidade. É importante lembrar que ao clicar no vídeo, ele se expande em tela cheia, então é imprescindível postar vídeos de alta qualidade. Ao contrário do Facebook, os vídeos não tem play automático, então é importante colocar uma call to action chamando as pessoas para dar o play.

Os vídeos podem ser utilizados para falar do seu perfil, do seu produto, de algum evento do qual você tenha participado. Há várias formas de usar o vídeo para aumentar sua relevância na rede, seja você recrutador ou não!

Uma outra ideia é utilizá-los para ilustrar um artigo, post ou update, atraindo mais pessoas para sua publicação.

 

Uma saída é considerar todos esses critérios e criar um vídeo que se adeque bem a todas as redes sociais, como uma campanha curta e impactante que não precise ser picotada ou readaptada para as diferentes plataformas.

E aí, resolveu investir? Fale com a gente, tire dúvidas sobre criações e orçamentos!

 

 

 

 

Please reload

SIGA-NOS!
PROCURAR POR TAGS
Please reload

ARQUIVO
  • Vimeo Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
Please reload

CAMPINAS - SP

Rua Arlindo Carpino, 20 - Taquaral

13077-101

relacionamento@cristalfilmes.com

Telefone: +55 19 3252.8537

      WhatsApp: +55 19 97406-2004